O Projeto Institucional Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação: ressignificando a formação inicial/ continuada de estudantes de licenciatura e professores da educação básica é parte integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, realizado com apoio da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, com o objetivo de incentivar a formação de professores para a educação básica, fortalecer a tríade ensino-pesquisa-extensão na formação de professores (inicial e continuada) e valorizar o contexto da escola pública como espaço de produção teórica, de trabalho intelectual e de desenvolvimento de competências profissionais docentes.
A criação dessa microrrede de ensino-aprendizagem-formação teve inicio com a elaboração deste Projeto, de forma articulada entre os professores dos cursos de licenciatura em Letras, Biologia, Pedagogia e Matemática do Campus de Jequié e dos professores das licenciaturas em Letras, Física e Matemática do Campus de Vitória da Conquista. E, de sete escolas de educação básica, sendo quatro da rede estadual de ensino localizadas no município de Jequié e Vitória da Conquista, e três escolas da rede municipal de Vitória da Conquista. Isso, por reconhecer a importância dos objetivos propostos pelo PIBID, ou seja, a necessidade de se relacionar teoria e prática desde o inicio do processo formativo do professor e de se realizar um trabalho articulado entre as licenciaturas.
As atividades desenvolvidas na microrrede de ensino-aprendizagem-formação possibilitará um processo formativo docente inicial e continuado baseado no desenvolvimento de aprendizagens pautadas na relação, na convivência da cultura do contexto e de interação de cada pessoa com o resto do grupo, com seus semelhantes e com a comunidade que envolve a educação. Uma formação, que estando articulada com a prática, nunca a ela será reduzida, já que compreendemos a escola como afirma Kuenzer (2002, p.10), “espaço de articulação com o conhecimento socialmente produzido, enquanto produto, e espaço de apreensão das categorias de produção deste conhecimento, enquanto processos metodológicos”.
Esse trabalho deve permitir, ao conjunto de professores das licenciaturas, uma reflexão acerca dos currículos dos cursos de formação de professores e sua relação com as práticas desenvolvidas no contexto das salas de aula da educação básica, e com os saberes dos quais o professor é portador. Outra reflexão pertinente se volta para as diferenças entre as escolas dos variados níveis de educação (ensino fundamental e médio), assim como a possibilidade de troca de experiências entre escolas que estão em diferentes contextos sociais. Nesse confronto, podemos perceber as lacunas da formação, por priorizarmos, muitas vezes, um ensino como mera atualização e instrumentalização científica, pedagógica e didática e, ainda, desmitificarmos que as complexidades, incertezas, singularidades que constituem a atividade de ensino poderão ser tratadas através da aplicação de métodos e técnicas tidos como modelos de intervenções bem-sucedidas.
Igualmente, as atividades desenvolvidas por meio da microrrede de ensino-aprendizagem-formação deverão propiciar a auto-formação e a formação do outro na ambiência da comunidade escolar, na medida em que todos, professores da educação básica, estudantes das licenciaturas e professores formadores, igualmente pesquisadores, estarão imersos nas problemáticas vivenciadas na sala de aula e na instituição realizando uma análise individual e coletiva do trabalho e buscando mudanças pertinentes de acordo com cada contexto, tendo a prática como ponto de partida e de chegada.
Assim, esperamos fortalecer os vínculos entre a universidade e as escolas de educação básica, fomentando a circularidade dos diversos saberes e conhecimentos que compõem o quadro ecológico da formação e propiciando uma formação inicial/continuada crítico-reflexiva, que permita aos professores avançarem no processo de transformação da prática pedagógica, mediante sua própria transformação como intelectuais críticos. E, com isso contribuir com a melhoria da aprendizagem dos alunos da educação básica.
Projeto Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação
A criação dessa microrrede de ensino-aprendizagem-formação teve inicio com a elaboração deste Projeto, de forma articulada entre os professores dos cursos de licenciatura em Letras, Biologia, Pedagogia e Matemática do Campus de Jequié e dos professores das licenciaturas em Letras, Física e Matemática do Campus de Vitória da Conquista. E, de sete escolas de educação básica, sendo quatro da rede estadual de ensino localizadas no município de Jequié e Vitória da Conquista, e três escolas da rede municipal de Vitória da Conquista. Isso, por reconhecer a importância dos objetivos propostos pelo PIBID, ou seja, a necessidade de se relacionar teoria e prática desde o inicio do processo formativo do professor e de se realizar um trabalho articulado entre as licenciaturas.
As atividades desenvolvidas na microrrede de ensino-aprendizagem-formação possibilitará um processo formativo docente inicial e continuado baseado no desenvolvimento de aprendizagens pautadas na relação, na convivência da cultura do contexto e de interação de cada pessoa com o resto do grupo, com seus semelhantes e com a comunidade que envolve a educação. Uma formação, que estando articulada com a prática, nunca a ela será reduzida, já que compreendemos a escola como afirma Kuenzer (2002, p.10), “espaço de articulação com o conhecimento socialmente produzido, enquanto produto, e espaço de apreensão das categorias de produção deste conhecimento, enquanto processos metodológicos”.
Esse trabalho deve permitir, ao conjunto de professores das licenciaturas, uma reflexão acerca dos currículos dos cursos de formação de professores e sua relação com as práticas desenvolvidas no contexto das salas de aula da educação básica, e com os saberes dos quais o professor é portador. Outra reflexão pertinente se volta para as diferenças entre as escolas dos variados níveis de educação (ensino fundamental e médio), assim como a possibilidade de troca de experiências entre escolas que estão em diferentes contextos sociais. Nesse confronto, podemos perceber as lacunas da formação, por priorizarmos, muitas vezes, um ensino como mera atualização e instrumentalização científica, pedagógica e didática e, ainda, desmitificarmos que as complexidades, incertezas, singularidades que constituem a atividade de ensino poderão ser tratadas através da aplicação de métodos e técnicas tidos como modelos de intervenções bem-sucedidas.
Igualmente, as atividades desenvolvidas por meio da microrrede de ensino-aprendizagem-formação deverão propiciar a auto-formação e a formação do outro na ambiência da comunidade escolar, na medida em que todos, professores da educação básica, estudantes das licenciaturas e professores formadores, igualmente pesquisadores, estarão imersos nas problemáticas vivenciadas na sala de aula e na instituição realizando uma análise individual e coletiva do trabalho e buscando mudanças pertinentes de acordo com cada contexto, tendo a prática como ponto de partida e de chegada.
Assim, esperamos fortalecer os vínculos entre a universidade e as escolas de educação básica, fomentando a circularidade dos diversos saberes e conhecimentos que compõem o quadro ecológico da formação e propiciando uma formação inicial/continuada crítico-reflexiva, que permita aos professores avançarem no processo de transformação da prática pedagógica, mediante sua própria transformação como intelectuais críticos. E, com isso contribuir com a melhoria da aprendizagem dos alunos da educação básica.
Projeto Microrrede Ensino-Aprendizagem-Formação